quinta-feira, 29 de julho de 2010

A fotografia de Anna Mariani


Tem uma exposição de fotografias acontecendo no Instituto Moreila Salles daqui de São Paulo que me chamou particularmente a atenção por se tratar de uma fotógrafa -- Anna Mariani -- que diz muito ao povoado de Santo André.  Há muitos anos, a artista frequenta a Vila --  lá tem uma bela propriedade em frente ao mar. O mais importante, porém, é que esta senhora vem contribuindo há anos para a educação das crianças locais sustentando uma escolinha que é um verdadeiro mimo, além de contribuir para outras atividades culturais do vilarejo.  O texto abaixo (do site da UOL) traz melhores informações sobre a qualidade primorosa da obra desta artista.
---------
"Exposição Anna Mariani: pinturas e platibandas, com 24 imagens de fachadas feitas pela fotógrafa em sete estados do Nordeste do Brasil: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com curadoria do crítico de arte Rodrigo Naves, trata-se da seleção das mais de 2 mil fotos de platibandas que a fotógrafa fez na região entre os anos de 1976 e 1987.
As imagens foram mostradas pela primeira vez em 1987, na XIX Bienal Internacional de São Paulo. Depois disso correram o mundo – passaram pela França, Alemanha, Finlândia, entre outros países – e praticamente não foram mais vistas no Brasil. As fachadas são sempre mostradas em um ângulo frontal, sem a presença de pessoas e interferência da paisagem. Para Rodrigo Naves, a inexpressividade voluntária das imagens se refere a uma existência de pouca complexidade e de relações diretas entre os homens e deles com a natureza, com tudo que essa vida tem de harmonioso e, por outro lado, de limitador.
As pinturas à base de cal dessas casas, elaboradas sobre fachadas e platibandas, é resultado da transparência e da luminosidade que só é possível graças às práticas tradicionais de caiação, técnica que aos poucos tem sido substituída por novos materiais e processos sem as mesmas características.
Palelamente à exposição, o IMS lança uma nova edição revista e ampliada pela própria autora do livro Pinturas e platibandas, publicado originalmente em 1987, com textos de Ariano Suassuna, Caetano Veloso e Jean Baudrillard."
---------
As fotografias de Anna Mariani serviram de inspiração para uma coleçao de vestidos-jóia da etiqueta de moda  "Maria Bonita"
Obs.: acabei de aprender o que é uma platibanda: é uma faixa horizontal que emoldura a parte superior de um edifício e tem  a função de esconder o telhado.

Nenhum comentário: