quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Facebook e companhia

"As pessoas enganam-se sempre em duas coisas: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque os meus filmes sempre perdem dinheiro).”
Woody Allen
Os gatos são a prova inequívoca de que Deus é o melhor designer gráfico do mundo (foto Catarina Saraiva)


AMIGOS - "Descobri no outro dia que há um limite de amigos no facebook: 5000. Na vida real, felizmente, são muito menos. Talvez entre 6 a 10 amigos. Para quem tiver dúvidas sobre o número exacto, nada melhor do que começar por fazer algumas perguntas, cuja resposta tem como exigência ser apenas um número. Daqueles a quem chamamos amigos, quantos nos iriam buscar à China? Quantos se levantariam de noite para levar o nosso gato ao hospital veterinário? Quantos ficariam com os olhos a brilhar se nos avistassem ao longe? Quantos conseguiriam adivinhar o nosso pensamento antes de nós? E quantos nos emprestariam dinheiro e fingiriam ter-se esquecido disso? Com quantos poderíamos partilhar um segredo e saber que ele continuaria a ser isso mesmo, um segredo? Quantos nos visitariam no hospital? (a pergunta deve ser feita com vários exemplos de doenças, que necessariamente terão respostas diferentes). Quantos teriam paciência para ouvir o nosso coração despedaçado ao telefone durante várias horas, a repetir os mesmos pedaços de frases? Quantos esperariam uma hora e meia por nós com um sorriso no rosto? Quantos se preocupariam realmente em saber se tinhamos chegado bem a casa, depois de um encontro? Com quantos poderíamos estar uma hora em eloquente silêncio? E finalmente, uma pergunta noutro tempo verbal: quantos irão ao nosso funeral?" (texto de Maria João Freitas, ilustração Calico Mendes)
Esta ilustração de Dorothea Tanning me fez lembrar do breve diálogo que ouvi hoje na praia de manhã cedo, entre um nativo e o velejador francês dono do barco de aço que parou na enseada e está viajando com  um cachorro. O morador daqui perguntou-lhe como era vir de tão longe tendo como companhia um cão. Resposta breve: "Melhor do que com humano."

4 comentários:

Anônimo disse...

tem toda razão Olimpia, é quero esta entre as seis pessoas, sempre foi minha amiga de alma, parceiras alguns momentos alegres, tristes e construtivos e de muitos sonhos que tenho certeza que voce já realizou ainda vamos realizar,a ultima vez aqui em Brasília, me alegrei e vendo uma amiga que deixando para sempre Brasília, mas ermos de nos encontrar em alguma parte do planeta nem que tem que ir a S.André , mas estamos juntos no coração

Anônimo disse...

nao quero fica anonimo sou eu mesmo regina

Dagmar disse...

Olímpia,
este post é um soco no estomago de muitas pessoas! Imagine que se pararmos para pensar mesmo, realmente são poucas as pessoas com as quais vc contaria até a morte. Eu sei com quem posso contar e isso me faz muito feliz! Porque destas amizades guardo recordações, momentos que não retornam mas que também deixaram profundas marcas... pessoas com as quais pude contar em horas que nem mesmo eu acreditaria contar. Isso é maravilhoso. Agora a pergunta é a seguinte, para quantas pessoas nós nos disporíamos assim? Entra em questão nossa amizade frente aos que amamos!
Linda mesnagem mesmo, boa reflexão.
Um beijo muito grande no seu coração e espero que esteja melhor!
Beijos
Dagui

olimpia disse...

Regina, Dagmar.
Por estranha e infeliz coincidência hoje cedo faleceu uma italiana, já velhinha, que morava em Santo André há mais de 20 anos.
Dudu morava na mesma rua que nós.
Ela tinha amigos de verdade.
Vocês nem imaginam quanto amor e cuidados os amigos dela lhe dedicaram nos últimos anos.
Uma coisa linda.
Nem tudo é indiferença...
abraço fraterno, de
olimpia