sexta-feira, 13 de maio de 2011

Agassiz e o peixe-lua

foto Robert Mapplethorpe
Tenho pensado tanto sobre os  diferentes usos dos verbos ver e olhar... Quanto mais observo nossa interatividade com o mundo físico e nossos relacionamentos sociais, mais me convenço que o livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, deveria estar no criado-mudo do mundo. Ontem passei o dia relendo um pequeno livro de Ezra Pound (218 páginas) chamado “Abc da Literatura”. Foi onde encontrei esta passagem:
---------
“Nenhum homem está equipado para o pensamento moderno até que ele tenha entendido a parábola de Agassiz* e o peixe.
Um estudante de pós-graduação, cingido com honrarias e diplomas, foi a Agassiz para receber os últimos retoques e acabamentos. O grande cientista ofereceu-lhe um pequeno peixe e pediu-lhe para descrevê-lo. O pós-graduando, após um breve momento de observação, declarou:
-- Isso é apenas um peixe-lua.
Agassiz respondeu:
-- Eu sei disso. Escreva uma descrição deste peixe.
O aluno saiu da sala e após alguns minutos retornou com uma descrição completa do Heliodiplodokus Ichthus, termo científico encontrado nos livros didáticos para designar o vulgar peixe-lua.
Agassiz pediu novamente ao estudante que descrevesse o peixe.
O aluno saiu novamente da sala, desta vez demorou um pouco mais, mas retornou com um ensaio de quatro páginas produzido pelo mesmo.
Agassiz leu o ensaio e pediu-lhe para olhar para o peixe. Ao final de três semanas, o peixe estava em avançado estado de decomposição, mas o estudante sabia algo sobre ele."
---------
E nós aqui achando que pode entender de gente. Sem sequer olhar. Mais ligados nas situações generalistas que povoam nossa mente...
-------------
Moral da história: preciso pensar duas vezes antes de ter tanta "certeza".
-----------
(* Louis Agassiz foi um famoso cientista suíço que estudou os peixes)

Um comentário:

Anônimo disse...

Brava mamma! Gostei muito desse texto!