terça-feira, 28 de abril de 2009

Santo André (BA): a praia mais bonita do mundo



"A PRAIA MAIS BONITA DO MUNDO

Qual é ela? Eu tenho um método simples e individual, pois creio ser impossível eleger “a” mais bonita. Quem vai pesquisar tanta praia na vida?
Devido a esta dificuldade óbvia, aqui vai meu método:
A praia mais bonita do mundo reúne os seguintes itens:
1-acesso. Se for difícil já não vale. Sacrifício em férias nem pensar.
2-qualidade da areia e aparência da mesma. Não precisa ser branca e fofa, apenas agradável aos pés e aos olhos.
3-limpeza. Não precisa explicar.
4-vegetação. É necessário, de preferência a nativa.
5-a não-necessidade de se levar comida e bebida. Praia perfeita tem estes itens bens escondidos em barracas civilizadas, pousadinhas discretas, restaurantes atrás das árvores.
6-mar. Temperatura amena, de preferência morna e uma parte com ondas moderadas e outra calminha.
7-tempo bom a maior parte do ano.
8-ausência de farofeiros. Auto-entendível.
9- ausência de gente em geral. Quase impossível, mas encontrável.
10-ausência de axé, forró e outros gêneros musicais altos e hediondos.
11-ausência de veículos motorizados na praia e no mar.
Existe: Santo André, na Bahia. Minha amada e querida Santo André para onde já fui 7 vezes, desde 2002. E as coisas só mudam para melhor por lá. Bem devagarzinho, bem baianinhamente, mas as boas novas estão chegando sempre. Vamos a elas:
Há um charmoso mini-shopping na única rua do povoado que não ultrapassa 800 moradores. É o Aldeia Tangerina. Lojinha e bar legais.
Pela primeira vez Santo André recebe um Internet café digno do nome, o Mata Encantada. Quatro belos computadores modernos com conexão por satélite. É iniciativa de um casal suíço que também é proprietário do Village Mata Encantada http://www.mataencantada.com/, boa opção de hospedagem para quem quer alugar casa na praia. (...).
Ainda no ramo gastronômico, o Jacumã continua insuperável e seu chef Stefano talentosíssimo. Salada de camarão com mussarela de búfala, spaghettini feito lá mesmo com polvo e abobrinha, coroados por pudim de coco, são fabulosos! Isso sem contar que Simona, mulher de Stefano, foi barwoman em Milão e prepara coquetéis fantásticos. O Mojito dela é o melhor fora de Cuba.
Mas no quesito hospedagem, a melhor suíte de Santo André pertence com honra e mérito a meus queridos amigos Pablo e Amadeo, do Casa Praia. O Casa Praia é o restaurante-balada de Santo André. Abre de dia pero no mucho, pois os donos argentinos são notívagos e bomba mesmo à noite, com boa musica, bom papo, às vezes DJ, talvez palhaços, um dia cinema, no outro show de tango; pode ser quer tudo se misture à artesãos locais vendendo seus produtos, convidados especiais cozinhando pratos de cozinha étnica em noites temáticas.
E agora, além de tudo, eles construíram The One and Only: uma suíte única e enorme para casais apaixonados, gente que quer descanso e conforto e estressados em geral. Tudo muito bem decorado e charmoso e um terraço paradisíaco frente ao mar, ao lado de mata nativa, banheira ao ar livre, chuveiro com vista, café da manhã servido exclusivamente nas duas mesas da suíte, que também dispõe de espaço VIP para jantares à luz de velas, incenso e música, coisa que Pablo e Amadeo são experts em executar. (...)
E como sempre, não deixo de mencionar a melhor pousada de Santo André, a Vitor Hugo. Seu eficiente e sempre presente administrador, Sr. Oswaldo, continua firme no comando. Moquecas estilizadas e bem comportadas fazem par com caipirinhas deliciosas feitas com a cachaça Salinas. A de abacaxi vale a viagem!
São Paulo, 27 de abril de 2009. "

Nenhum comentário: