quarta-feira, 29 de abril de 2009

Santo André e o rio João



Nem vou disfarçar: gostei muito do post da Fernie (ontem), pois fala bem da nossa aldeia. Senti falta, apenas, das águas e locais próximos ao Rio João de Tiba, bem ali onde ele forma uma enseada pontilhada de pequenas ilhas e onde o movimento de enchente e vazante da maré muda a paisagem continuamente.


Sem esquecer do vaivém dos barcos dos pescadores locais, movimento que me encanta e que acredito estar em extinção, face à força da pesca industrializada. Lembro que há uns dois anos, conversando com um americano num vôo internacional, mencionei este fato e os olhos dele brilharam muito: “Do you live in a fishing village?”.
Ao longo da Av. Beira-Rio há vários restaurantes e pousadas:
Restaurantes:
Santana’s – um dos points do lugar – onde cozinha o italiano Stefano e também sua mulher, Ana Teresa; o Gaivota – para comer peixes fresquíssimos contemplando uma das mais belas paisagens de Santo André; o Bistrô, aconchegante e bem localizado e o Fragata, com comida boa e decente.
Pousadas:
Gaili – ideal para quem vem com família. É enorme, vista espetacular, piscina, chalés;
Corsário – filial da Corsário de Paraty, e administrada pela Miki, uma gerente de competência e profissionalismo indiscutíveis.
Campeão – pousada simples, mas bem administrada pelo Wando, com preços compatíveis.
Para ver a lista completa, com telefones, fotos e endereços, consulte o site Santo André-Bahia, da minha lista de blogs. Não deixem de ver também as fotos do camping mais bonito que já vi – e olha que conheço muita praia – o Jambosana. O site está na lista dos blogs

Nenhum comentário: