sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Grupo Corpo e Santo André










ÍMÃ é o nome do novo espetáculo do Grupo Corpo que estreou esta semana em São Paulo.
Segundo o jornal Estado de Minas, a nova produção é alegre, frenética, colorida e agitada, contrastando fortemente com a temática densa e dramática da última coreografia (Breu).
Vejamos o que diz o jornal:
“Quando começou a criar Ímã, a partir da trilha composta pelo coletivo formado pelos músicos Domenico Lancelotti, Kassin e Moreno Veloso, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras tinha uma certeza: fugir de Breu. O novo balé começa do chão, justamente onde Breu termina, com sete casais marcando, com pés e pélvis, movimentos em ritmo que se contrapõe às longas notas iniciais da melodia. Daí em diante, os corpos descolam do chão.
A nova coreografia é repleta de duos, caracterizados pela alternância entre o cheio e o vazio do espaço cênico. “Criei vários solos. Assim, pude valorizar e fazer sobressair o trabalho individual dos bailarinos”, afirma.
Em Ímã, o cenário se funde à iluminação criando ambiente único. Graças a recursos de alta tecnologia, Paulo Pederneiras conseguiu gerar efeitos inéditos, que reproduzirão a escala cromática ao vivo diante dos olhos do espectador. O chão e o fundo do palco em cinza vão se colorir de tons leves, como rosa, verde e azul. “Funcionará como se fosse uma grande tela de televisão”, adianta Rodrigo.

----------------
O que Santo André tem a ver com o Grupo Corpo?
Seus fundadores (e os filhos) frequentam a nossa Vila há mais de 20 anos.
Neste verão, bailarinos e músicos do Corpo Cidadão -- o braço social da companhia de dança -- estiveram aqui realizando oficinas de dança e percussão com os jovens locais de onde resultou um lindo, inesquecível espetáculo.

Nenhum comentário: