segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Santo André: a festa de Cosme e Damião

Cosme e Damião africanos
Um dos festejos tradicionais da Bahia é o dia de São Cosme e São Damião, dois irmãos gêmeos que se tornaram médicos e socorriam os enfermos sem aceitar dinheiro como pagamento. Reza a lenda que aceitavam doces, balas e brinquedos -- por este motivo se tornaram os padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das crianças. 
Na Bahia, os devotos de Cosme e Damião costumam fazer o caruru e oferecer aos amigos. A festa começa durante os preparativos quando as pessoas se reúnem para cortar os quiabos, os temperos, torrar e triturar o amendoim, temperar a galinha, preparar o arroz e o vatapá.
os preparativos do caruru  na noite anterior... mulheres e homens da comunidade trabalhando em equipe...
panela cheia é que faz o prato bom
A tradição manda que se prepare uma mesa com sete crianças. Geralmente é colocada uma toalha de mesa no chão e as crianças se sentam ao redor. Os primeiros a comer são as crianças o restante dos convidados só pode comer após o ritual.
“São Cosme mandou fazer A sua camisa azul No dia da festa dele São Cosme quer Caruru Vadeia Cosme, vadeia! Vadeia Cosme, vadeia!”
Dona Nenzinha participou da festa e dos preparativos
“Cosme e Damião Vêm comer teu Caruru Que é de todo ano Fazer Caruru pra tu”  (canção popular)
---------
todas as fotos foram cortesia de Tereza Forattini... obrigada, Tereza, e a todas estas pessoas que colaboram com o redefurada...

Nenhum comentário: