sábado, 22 de outubro de 2011

Levando os LPs da Gal para passear (Scovino)

Sabe aquele tipo de baiano que nasceu no Rio por descuido da cegonha? Tudo indica que é o caso de Arthur Scovino, um homem de seus 30 anos que saiu da  da Guanabara para mergulhar fundo na Bahia de Todos os Santos, envergando um projeto artístico que investiga a cidade, a cultura e a linguagem de Salvador. Afinidades eletivas que se revelam na fotografia, na pintura, em performances, videoarte; e em boas idéias.
O redefurada saiu a campo para entrevistá-lo. Como se sabe, na geração pós-facetudo não é preciso se conhecer nem se encontrar pra conversar. Lugar e tempo no virtual são rochas ambulantes a vagar num mar coberto de nuvens de gigabytes vaporosas.
Gal  foi ao Dique do Tororó
(rede)
-  Arthur, explica pra gente como lhe ocorreu essa idéia de “Levar os LPs da Gal para passear” ?
(arthur)
- Tudo começou no dia 27 de maio quando andava pela Praça do Campo Grande em Salvador e parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que mora no mesmo prédio. Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles empunhando vinis de Gal Costa...
Gal no Varal
(rede)
 - E  levou a idéia adiante...
(arthur)

 - Sim. Desde esse dia levo os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas. Tornei-me uma exposição ambulante pelas ruas das cidades.  Seja lá para onde for, carrego os vinis da cantora. Em casa, deixo os discos na janela, à vista de todos.
Scovino e Gal no Porto da Barra, em Salvador
(rede)
- De onde surgiu a paixão pela GaL?
(Arthur)
- Desde pequeno preferia guardava o dinheiro dos brinquedos para comprar discos. Aos nove anos eu fui ao supermercado e comprei o disco Plural da Gal.
Gal no Teatro Amazonas, de Manaus
Gal correndo na Ilha de Maré
 (rede)
- Até quando pretende passear com Gal?
(Arthur)
Até o lançamento do novo disco previsto para esse ano de 2011. A baiana promete para setembro um novo disco, o primeiro desde 2006, só com composições inéditas de Caetano Veloso, feitas especialmente para a sua voz. Gosto de observar como os artistas se comportam ao longo do tempo, como suas obras mudam.
(rede)
- Você e seus amigos levaram a Gal pra passear por onde?
(Arthur)
Por toda Salvador, Santo Amaro da Purificação (claro), Campinas, Petrolina, Manaus, Portugal, Rio... Em São Paulo levei os discos até para a Oscar Freire, rua que concentra as maiores grifes mundiais, mas as pessoas pouco olharam. Comentar, então, nem pensar. Minhas idéia é incentivar as pessoas a fazer parte de sua performance. Quanto mais, melhor. As fotos são postadas no blog http://elepesdegal.blogspot.com/.
Gal com amigo
(rede)
- Você tem uma listinha das preferidas da Gal? 
(arthur)
Tarefa difícil. Não falo por ser fã, ou conhecer bem a obra de uma das maiores artistas da música popular, mas pela diversidade e riqueza de seu repertório. Gal é conhecida por cantar muito bem todos os tipos de música. Por isso mesmo é difícil fazer uma seleção de dez, vinte ou trinta canções que represente sua obra. Farei uma seqüência muito pessoal, por ordem de lançamento, levando em conta aquelas que, sempre que ouço o disco, volto para ouvir mais uma vez...
Gal em Copacabana
Baby (“Gal Costa” – 1969)
Vapor Barato (ToTal – A todo vapor - 1971)
Índia (índia – 1973)
Flor de maracujá (Cantar – 1974)
Borzeguim (Minha voz - 1982)
Chuva de Prata (Profana – 1984)
Dindi (Rio Revisited – 1987)
Odara (Mina d’água do meu canto - 1995)
Aquele frevo-axé (Aquele frevo axé – 1998)
Santana (Hoje – 2005)
----------
todas as fotos deste post saíram do blog do Scovino pra passear em Santo André da Bahia
Gal até debaixo d'água (foto de André Cerqueira)

Nenhum comentário: