segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Um cinéfilo a toda prova

Desde a primeira sessão, notamos este senhor aí ao lado que está sendo entrevistado pelo Jô Soares. Está sempre no Cine Cultura e parece ser bem conhecido: as pessoas lhe pedem opinões sobre os filmes (nós, inclusive). É difícil escolher entre tantas fitas, principalmente porque os filmes são inéditos e as referências praticamente se resumem as sinopses constantes do catálogo.
"Sérgio de Oliveira tem 74 anos, é advogado aposentado e cinéfilo. Assistiu a 16.660 filmes que tem anotados um a um, dia a dia, desde 1949. São mais de 41 volumes de 200 páginas com anotações.  Ganhou até o apelido da  "Enciclopedia do Cinema". Ele não considera um hobby, mas uma paixão pelos filmes – assiste de 2 a 3 por dia. Sem gaguejar, o cinéfilo desfila as preferências de filmes e nomes de diretores, atores e atrizes.  Além disto,  já ganhou concursos com suas frases e um dos prêmios foi viajar em um transatlântico com o Roberto Carlos." (Folha de São Paulo)
Sérgio é um verdadeiro campeão...  Por meu lado, já sei que não vou repetir o feito.... Prefiro ver os filmes mais devargazinho, com um certo ritual... Exatamente como lá em Santo André da Bahia... A gente sabe de antemão os dias de cinema no Casapraia, são dois por semana, tranquilo. Esse ritmo de festival é intenso demais para mim. Hoje tiro férias e não vou ao cinema, pronto.

Nenhum comentário: