segunda-feira, 16 de março de 2009

Concertos dominicais


Ontem, domingo, fui até a Sala São Paulo, na região da Luz, ouvir um concerto dominical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O edifício é belíssimo, realçando a performance da orquestra. O local é tido como a melhor sala de concertos da América Latina.
A área em torno, conhecida como Cracolândia, tem centros culturais fantásticos, todos próximos: o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca. Desde a década de 1990, a região passa por uma ampla revitalização urbana, com a restauração de diversos prédios, como a própria Estação da Luz. Até 2010 surgirá outro complexo cultural: o do Teatro de Dança de São Paulo que ocupará a área da antiga rodoviária.
Uma amiga arquiteta com quem jantei esses dias me disse que 3 grandes incorporadoras compraram grandes áreas ao redor (para exploração imobiliária), e que agora os preços da região estão nas alturas. Difícil conciliar essa idéia com as imagens vivas dos moradores de rua que por lá abundam, assim como as favelas verticais formadas em prédios extremamente degradados. Num deles pode-se ler a célebre frase do anarquista Proudhon: "A propriedade é um roubo".
----------------------
Preço do espetáculo dominical: R$ 2,00 (inteira) e $ 1, 00 (estudante)

Nenhum comentário: