domingo, 31 de maio de 2009

Raymond Chandler




“Sonhei que me encontrava no fundo de água verde e gelada com um cadáver debaixo do braço. O cadáver tinha cabelos loiros e compridos que flutuavam na água e me envolviam a cara. Um enorme peixe de olhos esbugalhados, corpo inchado e escama fosforescente da putrefação, nadava em redor, olhando de soslaio como um debochado já idoso. Quando eu estava quase a rebentar com a falta de ar, o cadáver ressuscitou debaixo do meu braço e fugiu-me. Pus-me a lutar com o peixe e o cadáver rolava e rebolava pela água fora, arrastando atrás de si o seu longo cabelo."
----------------------
Raymond Chandler, autor de romances de crime e mistério; alguns tornaram-se roteiros de filmes noir. Nascido em Chicago criou-se no Reino Unido e serviu ao exército canadense durante a primeira guerra mundial. O criador do detetive Philip Marlow, casou-se com uma mulher de 53 anos, dezoito anos mais velha que ele.
Tinha problemas de alcoolismo.

2 comentários:

m.Jo. disse...

Philip Marlow, Perry Mason e Brigitte Montfort. Como era bom! Os livros de bolso vendidos nas bancas de jornais não são mais os mesmos.
Philip Marlow enxugava todas, devia ser um tanto autobiográfico.

olimpia disse...

É mesmo!
Philip Marlow vivia chumbado de uísque...