sexta-feira, 15 de maio de 2009

Import Export (Ulrich Seidl, 2007)


O tema deste filme é o efeito que o cruzamento de fronteiras produz nos indivíduos, desde as mais óbvias – a passagem de um país para outro – até a perda da dignidade e o rompimento dos limites morais em nome do trabalho, da sobrevivência material.

“Observe o valor do dinheiro”, diz um personagem ao outro, mostrando uma mulher que finge ser um animal sobre 4 patas e aceita uma coleira no pescoço – única peça de seu vestuário. Nada demais, se se tratasse de um par onde ambos estivessem entretidos em folguedos eróticos. Mas quando uma parte só quer humilhar e oprimir, e a outra aceita porque é o seu trabalho, muda de amor para horror.

E esta não é a cena mais ultrajante do filme: as mais perturbadoras se passam num hospital geriátrico, com escatologia e crueldade ao redor. O tema é importante, mas ficou parecendo um filme feito para chocar.
-----------------------
p.s.
depois destes filmes fui rever "Acossado", com Jean Paulo Belmondo (belíssimo!) e Jean Seberg. Mademoiselle nouvelle vague fez 50 anos e a mostra que passa na Cinemateca da Vila Mariana é uma das melhores pedidas da cidade, no momento.
O filme novo de Ang Lee (Desejo, Perigo) tem grandeza estética: grande produção de arte. Mas achei muito "normal"... acho que senti falta da perturbação causada pelo filme das fobias e o da importação/exportação... vá entender!

Nenhum comentário: