segunda-feira, 16 de agosto de 2010

o veleiro Gameio

Hoje vou replicar parte do diário de bordo do veleiro Gameio durante o percurso do Cruzeiro Costa  Leste 2010.  Quem escreve é o velejador Rogério Kurtiss de Paula e Mirella, a mulher dele .
Adoro histórias de viagens e as de veleiro me trazem um particular cheiro de aventura e peripécias. O pessoal do Gameio procura mostrar os detalhes de uma viagem de veleiro pela costa brasileira.  Escolhi a parte que fala de Santo André, é claro! 
(coloquei minhas observações com outra fonte, para não confundir com o relato de Rogério e Mirella)
------------
Rogério
"Segunda-feira, 9 de agosto
Chegamos em Santo André (vindo de Abrolhos) por volta de 8 horas da manhã após 20 horas de navegação muuuuuuito tranquila. O único contratempo é que não dava para dormir por mais que cinco minutos quando estava sozinho no cockpit o que não foi muito frequente, porque havia muitos veleiros por perto, e à noite você não distingue se é um barco indo ou um pesqueiro vindo.
Ficamos ancorados por quatro longas horas na frente da entrada do canal de Santo André esperando a maré subir para cincoenta e poucos veleiros entrarem. Foi um saco, coitado do Zanella que organizou a entrada de todas as pessoas, houve discussão, contestação porque haviam barcos quebrados que queriam entrar primeiro, enfim......nós ficamos tomando cerveja e batendo papo sem estress, só a Mirella que queria pegar o rádio e perguntar se sabiam que nós existiamos, pois fomos um dos últimos. Ancoragem super tranquila, duas âncoras, uma na popa, outra na proa, e outro barco amadrinhado a bombordo (amadrinhar um barco é colocá-lo amarrado a outra embarcação).  Toninho (do “Pégaso Azul”), Zanelinha (do “Guga Buy”) e Gugu (do “Tuareg”) nos ajudaram na ancoragem. Mirella fez um super feijão branco com costela, lombo e paio. Ficou super. Igual o da mamãe, que deve estar curtindo de longe esta viagem.
Descemos no restaurente ficamos tomando mais cerveja e batendo papo com todos, um clima ótimo. Sabem quem encontrei? Meu primeiro tripulante, um desertor que desembarcou no Rio e era para estar chegando aqui conosco. Já escuro tive o prazer de bater um papo com nosso presidente Santini. Mirella fez uma tiara de tranças no cabelo e eu fiz um tererê. acreditem!!!!!!!! Josiane era o nome da artista.
Josiane fazendo a cabeça de Mirella
Santo André é realmente uma pérola. Ao desembarcar as crianças te ajudam em tudo e vão te dando presentes, é muito legal,  só quem veio, e de barco pode saber como é.
Alexandre e Patrícia foram dormir na pousada, acordamos bem cedinho hoje e vamos passear por este lindo vilarejo. Aqui no barco estou sem internet, desde segunda-feira. Celular só funcionou ontem, sexta-feira. Vou levar o notebook até o "centro" para ver se consigo postar minhas mensagens e fotos. Beijos, saudade de todos .
Segunda-feira, 9 de agosto.
Estamos em Santo André, a flotilha sai hoje às 14 horas rumo à Ilhéus. Uma distância de 106 milhas náuticas, devemos fazer esse percurso em 20 horas. A previsão é de pouco vento. Acabei de trocar o óleo do motor, a Mirella está dando uma organizada no barco para mais uma travessia. Alexandre e Patrícia foram ao mercado comprar as últimas coisas e um botijão de gás. O meu na hora de instalar quebrou o bico e vazou todo o gás. No sábado curtimos um pouco de Santo André. Um lugar maravilhoso como a maioria que visitamos. Um vilarejo com menos de 1000 habitantes, Restaurantes, pousadas, bistrôs, um lugarzinho muito aconchegante, feito para pessoas que gostam de sossego. As crianças nadam o dia inteiro no rio onde estamos fundeados. À noite comemos uma pizza deliciosa. Ontem fomos passear em Trancoso, com um carro alugado, fomos na praia dos coqueiros e no Quadrado onde tem um restaurante de comida no fogão de lenha (quilo) que é de morrer. Depois passamos em Arraial de Ajuda e Santa Cruz Cabrália. Encontramos com Fernando (Planeta Agua), Cris (Mony), que fizeram a mesma coisa. Voltamos já era noite para Santo André, tomamos um banho no restaurante Gaivota (R$ 5,00) e umas 22hs abasteci o barco com mais 160 litros de agua, e noventa litros de óleo diesel.
Terça-feira, 10 de agosto
(Texto de Mirella G. de Souza)
 Agora são 10hs e faltam 6 milhas para a ancoragem no Iate Clube de Ilhéus. Foi mais umas travessia tranquila, de mar calmo e noite clara, sem nenhum contratempo. Partimos ontem de Santo André e já estou com saudades do lugarejo. Estou conseguindo fazer turnos à noite, dormi das 22:30h até 1h da manhã, depois fiquei no cockpit com o Rogério até as 5h (dorme-acorda). O dia amanheceu lindo com sol forte e muito calor. O mar aqui não é la essas coisas, mas estamos perto de Itacaré e Morro de São Paulo. Estou vendo passagem de volta. Isto me entristece – a dura volta à realidade."

Esta foto estava no site do Gameio, mostra uma construção singular que fica na minha rua. Antigamente era um bar chamado Diagonal. Hoje serve de estaleiro para conserto de pequenos barcos. É também um local onde as crianças gostam de brincar.Está à venda, realmente.
Quem quiser ver o restante da viagem do Gameio é só entrar em http://veleirogameio.blogspot.com/
(as fotos são do blog do casal) 

3 comentários:

Anna diSanseverino disse...

Que delicia, voltar das minhas mini-fèrias aqui na itàlia e ler essa maravilha de blog que è o seu Olimpia... me faz sentir sempre tao pertinho da minha amada Bahia :))
Queria muito te mandar algumas fotos que fiz aqui,e em Montecarlo no meu niver, mas vc acredita que eu nao sei como enviar e-mail atravès do blog? ( risos ) Nossa, sò assim eu me dou conta do quanto sou "anti-tecnològica" atè nas coisas mais bàsicas...
deixo meu email pra vc me contatar..
sanseverino.anna@gmail.com
Abraço desde Milao+
Anna

olimpia disse...

Olá Anna,
Você não imagina como fico contente em saber que o blog transporta um pouco da Bahia para a Itália :))
Gostaria muito de receber suas fotos (quem sabe acompanhadas de um pequeno texto?)
O meu email é olimpiacalmon@gmail.com
beijos, obrigada!
olimpia

Gameio Nordeste 2010 disse...

Olá Olimpia,tudo bem?? Só agora vi seu blog, bem legal, alias legal mesmo é morar onde vcs moram. Parabéns pela decisão. Nos vemos. Rogério