quinta-feira, 5 de agosto de 2010

os visitantes de Santo André da Bahia

Uma das características que me encantam em Santo André é a possibilidade de conhecer e trocar idéias com os visitantes. Como nossa Vila está ficando cada vez mais cultuada, a heterogeinidade de pessoas que passa por aqui é no mínimo interessante. Parece haver uma predominância de pessoas ligadas à arte, à natureza e a um modo de vida alternativo, não no sentido de "rebeldia" ou de "saudade dos hippies", mas antenados com as mudanças vertiginosas que estão ocorrendo nesta nossa louca vida contemporânea. Na semana passada, quando fomos visitar os amigos Pablo e Amadeo tivemos a sorte de conhecer e conversar com um casal paulista que nos deu de presente horas e horas de uma conversa tão extraordinária que quase não me deixou dormir. A mulher, Cida, é empresária de moda, tem uma loja de multimarcas em São Paulo. Casada com José Wagner Garcia, um arquiteto cuja linha de pensamento é difícil de definir. Para falar a verdade, acho que só entendi um pouco do que ele faz, embora ele se dirigisse a nós com clareza e simplicidade.  A questão era mesmo de ignorância (minha). Na internet tem mil matérias sobre o trabalho dele -- procurei pinçar alguma coisa...
"Um artista que trabalha as interfaces entre as novas medias e as tecnologias científicas e espaciais."
"Um dos coordenadores do projeto Cognitus -- um projeto que propõe uma nova teoria de conhecimento para interpretar a complexidade de fenômenos sutis na Amazônia, ou seja padrões e dinâmicas evolucionárias que as metodologias da ciência tradicional não conseguem alcançar."
"Nanotecnologia, robótica avançada e hipersignos"
"Não se faz ciência sem afeto, sem admirar a natureza e os homens"
--------
E aqui, um mínimo de biografia (site do Itaú Cultural)
"Nasceu em São Paulo, em 1955. É arquiteto e "media artist", pesquisador associado do Center for Advanced Visual Studies, CAVS, e Media Lab do Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos. Trabalha nas áreas de arquitetura em aço e com as relações entre arte e sistemas vivos. Mestre pelo MIT com dissertação sobre sistemas vivos, desenvolve seu projeto de doutorado na PUC/SP, no programa de comunicação e semiótica, sobre o tema estética evolucionária. Tem participado dos principais eventos ligados à arte-comunicação e interação entre arte-ciência-tecnologia do país."
----------
Já faz dias que estas pessoas passaram no rio de minha vida, mas as idéias continuam  girando na minha mente... Considero um privilégio, um presente dos dados do acaso, a oportunidade que Santo André nos dá de conhecer pessoas assim. A gente convive com  coisas do arco-da-velha e com proposições que mal entendemos. Muito legal.
----------
As fotos são de dois trabalhos do arquiteto: o show room do Via Itália, onde são expostos os carros da Ferrari e da Maserati e uma casa-suspensa-num-penhasco, na Serra da Cantareira (SP). O casal ficou hospedado no restaurante Casapraia (eles têm uma única e exclusiva opção de hospedagem).

Nenhum comentário: