sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"A noite americana" "La nuit Américaine" "Effetto Notte"

Quem quer que goste de cinema há de ter visto ou pelo menos ter ouvido falar deste filme de François Truffaut, de 1973. As primeiras cenas mostram uma praça por onde circulam vários transeuntes.  Há uma cafeteria movimentada ao fundo. À esquerda, uma senhora passeia com seu cão. Um carro se desloca à direita. No centro aparece um rapaz saindo de uma estação do metrô e caminhando em direção a um homem.  Parece um filme comum, mas quando escutamos o diretor gritar “corta” compreendemos rapidamente que se trata de um filme sobre o fazer cinematográfico. O próprio título já indica – a “noite americana” é o nome de um filtro que permite rodar cenas noturnas em pleno dia.  Falsas noites.
Ontem à noite descobri que estamos tendo um festival de cinema aqui em Santo André. Um festival que não tem nome, nem programa formal. Um falso festival. Tivemos a sessão normal do Cine Cajueiro na quarta-feira., lá  na parede externa de nossa casa. Viviana e Griselda (foto), as duas argentinas que estão na estrada há dois anos, rodando por estradas poeirentas numa camionete chamada “Joana” e levando uma mala cheia de filmes para exibir em povoados e cidadezinhas espalhadas nas paisagens da América Latina, vieram convidar o público para a sessão de cinema da quinta.  A exibição dos filmes delas (curtas) foi no Cabana Nativa. Estava cheio – o hábito do cinema “pegou” aqui no vilarejo. Que noite linda! Os filmes engraçados, de excelente qualidade. O que mais me emocionou foi um pequeno documentário que as moças fizeram sobre a própria aventura com o “Cine a La Intemperie”.  Metalinguagem pura, só fala (e faz) cinema, um filme sobre La Strada.
Saímos de lá animados – Cláudio, eu e o Amadeo – para tomar cerveja na beira do rio, no Sant’Anas.  E como estávamos no espírito de cinema e de conversa, interpelamos uns jovens forasteiros que passavam (a gente logo reconhece quem está de passagem ou visita). Olha só, eram alguns jovens estudantes de cinema; alunos da ECA – a Faculdade de Comunicaçãões e Artes da USP.  Que coincidência.  Pouco depois vimos outro grupo de visitantes passar e resolvemos perguntar o que faziam... advinhem... cinema!  Havia ator, atriz e diretor.   Todos estão fazendo o trabalho final da faculdade – um filme “meio documental sobre a viagem deles para a Bahia”. 
Mas naquele momento só queriam saber de ver o jogo do São Paulo contra o Internacional (acho).
--------
Tomara que depois mandem uma cópia do filme deles para a gente ver aqui, na nossa própria "cinecittà"...
(para quem está no povoado – hoje à noite será exibido o filme “O Bibliotecário Surdo”, no restaurante Casapraia, às 20:30).
--------------
Além do pessoal do cinema os esperados veleiros da regata Costa Leste estão ancorando aos poucos na enseada. É preciso organizar calmamente onde cada barco vai fundear. Depende do calado. Hoje devem chegar uns 50 veleiros e dezenas de velejadores. O que dá pano pra outras velas.
Estou gostando de morar aqui.

Nenhum comentário: