sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O blog do veleiro Taouhiri

Os veleiros do Cruzeiro Costa Leste partiram, já estão em Morro de São Paulo, depois de passar por Ilhéus e pela  Baía de Camamu (Barra Grande). Irão até Salvador. Enquanto isso as ondas deles continuam a bater em nosso costado. Hoje vou replicar uma parte do diário de bordo do veleiro Taouhiri, onde velejam Paulo Humbert, dono da pousada Caminho do Rei (Praia do Rosa, SC). Na companhia do filho Daniel e do amigo Vitor, um argentino ancorado em Ilha Grande. Como sempre recortei a parte que fala de Santo André da Bahia. É o olhar do outro sobre nós.
-----------------
"Domingo 8 de agosto
Chegada em Santo André. Uma navegada hiper-tranquila com um mar perfeito e pouco vento. Viemos segurando o barco para chegar não tão cedo em Santo André pois deveríamos aguardar o horário da maré alta para poder adentrar o rio João de Tiba. Não houve maiores problemas, apenas por um veleiro argentino que teve que ser rebocado pelo Carlindo, nosso prático, pois teve problemas com o motor.
O povoado tem cerca de mil habitantes e fica em um lugarzinho estratégico, protegido por barreiras de recifes, numa esquina entre o mar e o rio, com pequenas ilhotas e um manguezal do outro lado do rio. Um lugar que recém começa a ser conhecido pelos turistas, com alguns estrangeiros abrindo pousadas e restaurantes ( e alguns grandes grupos comprando propriedades maiores para explorá-las no futuro). Porto Seguro fica cerca de 30 km ao sul e só por isso dá para ter uma idéia do potencial turístico deste lugar. Um pouco mais ao ao sul ainda situa-se Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Uma grande quantidade de crianças ficam na beira do rio brincando com os barcos, visitando, nadando, fazendo corrida nos botes, enfim, se divertindo com toda esta movimentação. Para o próprio povoado é um acontecimento e promovem feiras de artesanato, demonstrações de capoeira, música ao vivo e festas à noite. Existe uma grande empatia dos velejadores por este lugar. O Ronaldo, do veleiro Feitiço, promove algumas ações sociais que ajudam a solidificar estes laços de amizade com esta comunidade e o pessoal demonstra muito carinho por nós. Alguns já conhecíamos de dois anos atrás e ficamos conversando como se fôssemos amigos há bastante tempo.
Hoje, domingo, em reunião de comandantes, foi decidido que partiremos amanhã para Ilhéus. Será uma perna bem calma, sem vento nenhum ou contra. Ou seja, vamos motorar todo o tempo. Mas é a realidade da costa brasileira, com ventos predominantes de leste/nordeste.
Sto André - Ilhéus
Foi com o coração meio partido que deixamos Santo André. A verdade é que o lugar é simplesmente fantástico e seu povo super querido e amável. Dá vontade de morar por ali, ou pelo menos ter alguma coisa que nos faça sempre retornar. No último dia oferecemos uma rodada de cachorros quentes para uma turma de garotos, que mataram o 1° dia de aula só para ficar seus últimos instantes conosco. Nos ofereceram côcos verdes e algumas frutas de cacau, que não temos a mínima idéia de como se come. Ficamos de enviar-lhes algumas coisas pelo correio, já que são extremamente carentes. Mesmo com tantas dificuldades são crianças alegres e tranquilas. No dia anterior ficaram um bom tempo contando-nos piadas e demos boas risadas."
--------
as fotos são de autoria dos tripulantes do veleiro Taouhiri
para acompanhar o restante da viagem destes navegadores acesse http://taouhiri.blogspot.com

2 comentários:

Dagmar disse...

Bom dia Olímpia,

vim te fazer um convite. Abri um espaço para amigos do Mania Colorida estou pensando num Open House, rsrsrsrs. Acesse ao link http://amigosdomaniacolorida.blogspot.com/ e seja bem-vinda.
Um excelente domingo e muitos bjos,
Dagui

olimpia disse...

Oi Dagui,
Já fui visitar -- está uma gracinha.
Parabéns!
abraço,
olimpia