segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mostra de Cinema Internacional de São Paulo


Depois de várias tentativas frustradas, finalmente conseguimos vir para São Paulo na época do festival de cinema. A mostra de cinema daqui tem prestígio internacional, é a mais antiga no Brasil e se transformou em referência para a descoberta de cineastas e novos talentos na cinematografia mundial. Não sabia bem o que esperar desse evento: como seria passar duas semanas vendo o máximo de filmes possível num repertório de 250 títulos?  A primeira decisão foi escolher o tipo de credencial – optamos por uma que nos permite ver filmes entre oito da manhã e seis da tarde, de segunda a sexta-feira. Achamos que dois filmes por dia está de bom tamanho para nós. Tem gente que consegue ver 4 ou 5 filmes por dia!
Até agora, nossa lista de filmes assistidos está assim: 
 ELENA  (Rússia)
Diretor  Andrey Zvyagintsev
Um casal de meia-idade com passados diferentes. Ele é um homem rico e frio; ela, uma mulher doce vinda de uma família modesta. Eles se conheceram tarde na vida, e cada um deles tem filhos de casamentos anteriores. O filho de Elena está desempregado, incapaz de sustentar a família, sempre pedindo dinheiro para a mãe. A filha de seu marido é uma jovem negligente que mantém uma relação distante com o pai. Até que Vladimir tem um ataque do coração e é levado ao hospital, onde percebe que não lhe resta muito tempo. Um encontro breve e afetuoso com sua filha o leva a tomar uma decisão importante: ela será a única herdeira de sua fortuna. De volta pra casa, ele anuncia a decisão a Elena, que perde as esperanças de ajudar seu filho. Até então tímida e submissa, Elena bola um plano para dar a seu filho e seus netos uma chance na vida.
COMBAT GIRLS (Alemanha)
Diretor  David Wnendt
Marisa, uma jovem alemã de 20 anos, odeia estrangeiros, judeus, policiais e todos aqueles que considera culpados pela decadência de seu país. Ela pretende tatuar um retrato de Adolf Hitler no braço e só se sente em casa junto à gangue neonazista da qual faz parte. O ódio, a violência e as festas pesadas fazem parte de sua rotina. Quando Svenia, uma jovem de 14 anos, se junta ao grupo, Marisa se torna seu modelo de conduta: ela representa o ideal de combatente que luta pelos princípios da gangue. Mas suas convicções são questionadas quando ela acidentalmente conhece um jovem refugiado afegão.
INOCÊNCIA (República Tcheca )
Diretor  Jan Hrebejk
Tomás é um médico respeitado que trabalha em uma clínica de ponta. Ele leva uma vida confortável com sua família – sua bela mulher e sua filha adolescente, em quem vê traços dele. Eles moram em uma casa grande de um bairro luxuoso. Um homem no auge de sua vida, no centro de todas as coisas que acontecem ao seu redor. Um dia, de repente, Tomás é acusado de um crime. Perde a liberdade e a confiança de todos – e os nós que o amarram ao mundo começam, um após o outro, a se desatar.
TATSUMI (Cingapura)
Diretor  Eric Khoo
Animação
No Japão ocupado do pós-guerra, a paixão do jovem Tatsumi pelos quadrinhos torna-se fonte de sustento para sua família. Com trabalhos publicados já na adolescência, ele sente-se ainda mais inspirado após um encontro com seu ídolo, Osamu Tezuka, mangaká (cartunista) japonês no estilo Disney. Apesar do sucesso, Tatsumi começa a questionar a produção de quadrinhos japoneses da época: desenhos fantásticos e bonitinhos direcionados ao público infantil. Em 1957, ele cunha o termo gekiga (imagens dramáticas) e redefine o cenário de mangás, criando um gênero alternativo para adultos. Realista e inquietante, o trabalho de Tatsumi começa a abordar os aspectos obscuros da vida. Baseado na graphic novel autobiográfica “A Drifting Life” e em outras publicações de Yoshihiro Tatsumi.

Nº. 89 SHIMEN ROAD  (China, Holanda )
Diretor  Haolun Shu
No final dos anos 1980, em Shangai, um menino de 16 anos, Xiaoli, faz aniversário cercado por seus vizinhos e seu avô. Sua melhor amiga, Lanmi, é alguns anos mais velha do que ele. Mas Lanmi lentamente se afasta, atraída pelas novas oportunidades que aparecem com a abertura do mercado chinês para itens importados e homens de negócios. Ao mesmo tempo, os eventos de 1989 forçam Xiaoli a crescer e deixar para trás seus sonhos de infância.


FIM DE SEMANA Á BEIRA-MAR  (França )
Diretor  Pascal Rabaté
O fim de semana finalmente chegou e todos se dirigem para o litoral. Dois aposentados num carro em baixa velocidade, donos um chalé do tamanho de uma caixa de sapato, cruzam com um casal de punks apaixonados vivendo numa casa desenhada na areia. Dois impostores jogam golfe próximos a uma procissão funerária, um representante de guarda-chuvas encontra sua amante num hotel, e a vida de dois casais infelizes vira de cabeça pra baixo por causa de uma pipa perdida. Encontros bizarros e engraçados acontecem durante o fim de semana na praia.

The Forgiveness of blood  (Albânia)
Diretor: Joshua Marston
A história baseia-se no Kanun e nas vinganças entre famílias na Albânia, que inspiraram o romance de Ismail Kadaré, adaptado por Walter Salles. O adolescente Nik (Tristan Halilaj) está com o pai Mark (Refet Abazi), num bar, quando ele entra numa briga com membros de uma família rival. Todos os dias, Mark passa com sua carroça numa estrada que atravessa as terras de Sokol (Veton Osmani). Depois da discussão, Sokol fecha o caminho. Mark vai com seu irmão tomar satisfações, e os dois matam o sujeito. A partir daí, para mostrar respeito, ninguém da família pode deixar a casa. Os membros masculinos, inclusive Nik e o pequeno Dren, estão ameaçados de morte. Na entrevista coletiva que se seguiu à exibição, o ator Tristan Halilaj disse que essa ainda é uma realidade na Albânia, mas não tanto quanto no passado. “O Kanun não tem sido usado muito. Mas ainda há famílias que são afetadas.” O diretor Joshua Marston afirmou que não quis representar a Albânia como um país medieval. “Quis falar justamente do conflito entre essa tradição, que está sendo combatida, e a modernidade.”



GROMOZEKA (Rússia)
 Diretor  Vladimir Kott
 Na Moscou dos dias atuais, três amigos de infância de 40 anos, antigos músicos da banda da escola, tocam suas rotinas de policial, taxista e cirurgião. Eles perderam contato e vivem histórias paralelas de traição, amor e envelhecimento. Até que seus caminhos se cruzam e suas vidas se conectam novamente. Mas eles não percebem essa ligação, mesmo quando se reencontram para tocar na festa de aniversário de sua formatura.
--------------
E ainda assistimos a "Medianeiras" (a força e a inventividade que vem do cinema argentino) e um filme brasileiro chamado "Meu País"...
(as sinopses são do catálogo da mostra, merci).

2 comentários:

m.Jo. disse...

Senti falta das estrelinhas. Bjks.

olimpia disse...

Tens razão... Os favoritos, up to now, são Medianeiras, Elena e The forgiveness of blood...
Mas como você sabe... as escolhas são tão subjetivas!
bjks