quarta-feira, 6 de abril de 2011

A rede de Santo André da Bahia

Ana Massochi mora em São Paulo, mas é minha vizinha de rua lá na Bahia (comprou uma casa  e passa temporadas por lá).  Recentemente fez aniversário e aproveitou a data para contribuir com o Centro de Convivência e Cultura de Santo André. Como?
Ao invés dos tradicionais presentes, Ana pediu aos convidados que fizessem doações diretamente na conta da instituição, contribuindo assim para a manutenção dessa ONG que tem feito uma linda trajetória no povoado
Trabalho de aluno do Centro de Cultura. Os cursos predominantes são de dança, expressão corporal e artes plásticas, mas a idéia é expandir para outras disciplinas (tivemos o curso de teatro em 2010), além de aprimorar o bom convívio social entre as crianças e os jovens.  O Centro de Cultura faz parte da identidade de Santo André, e fez escola. Surgiram outras iniciativas  (IASA, Maria Marta, capoeira, cines cajueiro, cineStar, escolinha de vela e outras iniciativas) que buscam disseminar arte e cultura no nosso vilarejo, cuja população é carente do básico desde o (inexistente) saneamento, à saúde e educação. É um dos traços do lugar que fortaleceu nossa decisão de morar no vilarejo. A gente sente no ar uma tênue, mas reconfortante, rede de solidariedade.
Esse é o Jânio, filho da Carmen, mostrando sua bicicleta de modelo antigo. Lindona e super bem conservada
Colcha de retalhos feita à mão por Ana Teresa, no maior capricho
E esse quarto retrô foi decorado por Ana Lúcia, na parte nova da casa dela.  As gêmeas são habilidosas.
O que é que As Frenéticas têm a ver com Santo André? O fato de Sandra Pêra frequentar a Vila há muitos anos. Ficou no meu imaginário uma música que ela cantou à capela durante o Festival Cultural do Verão.  Daquele jeito singelo de Santo André, sem palco, chão de terra, um cenário mínimo. Foi bonito... Hoje chegou um email da Marília Viegas com um recado dela:  "Se voce não viu e quer ver.
Se viu e quer ver outra vez.
Se viu e quer mostrar ou guardar ou nenhuma das opções, aí está o link com o especial inteiro do programa POR TODA MINHA VIDA, sem interrupção, que foi ao ar sexta feira agora 1 de abril.
Um beijo afetuoso
Sandra Pêra"

o link é esse
e por falar em Marília: ela promoveu um concorrido curso de hidroginástica no verão. Espero que saiba que alguns alunos dela são disciplinados, continuam com os exercícios sozinhos, até o dia que a professora resolver retornar...
Casal de turistas na Ponta de Santo André

Nenhum comentário: