sábado, 17 de outubro de 2009

Alfred Louis Courmes

Foi um pintor que nasceu e morreu na França (Bormes-les-Mimosas, 1898 – Paris, 1993). Estudou em Mônaco, morou na Provença e fez quadros como estes:
1) A Tentação de Santo Antônio
2) Peggy Guggenheim
Peggy Guggenheim era patrona de artistas e dona de uma das mais importantes coleções de arte moderna do século 20. Nascida em uma rica família de Nova York, era filha de Benjamin Guggenheim, que morreu no naufrágio de Titanic em 1912, e sobrinha de Solomon Guggenheim, fundador da fundação com o mesmo nome. Daí o nome dos famosos Museus.
--------
Trecho de um livro escrito sobre ela, por Anton Gil
"O local eram os jardins do Palazzo Venier dei Leoni, uma ampla edificação do século XVIII à margem da Accademia do Grande Canal de Veneza. O palazzo é exótico. Nunca foi terminado. Contém apenas o térreo e um andar superior, com um teto plano que também funciona como terraço. Mas o jardim é um dos maiores de Veneza. As árvores são imensas. Quando Peggy Guggenheim era a dona

do palácio e vivia ali, o jardim era enlameado e não se podavam as plantas. As esculturas eram colocadas em meio ao mato - os personagens míticos em bronze de Max Ernst, as formas orgânicas minimalistas de Arp e Brancusi - habitavam-no como criaturas misteriosas que estivessem à espreita na mata, aguardando pelo viajante desavisado que acabasse indo ao seu encontro. "

Nenhum comentário: