quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bravo, Ziraldo!



O cartunista brasileiro, Ziraldo Alves Pinto (Minas Gerais, 1932) recebe hoje em Alcalá de Henares -- a cidadezinha nas vizinhanças de Madrid onde nasceu Miguel de Cervantes -- o prêmio Iberoamericano Quevedos, distinção equivalente ao Prêmio Cervantes de Literatura, só que para humor gráfico (a combinação de jornalismo e quadrinhos).
Seu nome e assinatura é a combinação dos nomes dos pais, Zizinha e Geraldo. Ziraldo mostrou grande interesse pelo desenho desde a infância e tornou-se um artista versátil: cartunista, jornalista, dramaturgo e escritor.
Seus personagens fazem parte da cultura brasileira. Quem não conhece Jeremias o Bom, a Supermãe, a turma do Pererê ou o Menino Maluquinho?
Durante a época da ditadura militar sofrida pelo País de 1964 a 1984, Ziraldo foi um dos fundadores do célebre jornal não-conformisata, O Pasquim.



Este desenho do Millôr Fernandes foi feito para ilustrar a capa dos 350 exemplares da edição do livro 36 Crônicas de Rubem Braga, recém-publicado pela Confraria dos Bibliófilos. Portanto, não adianta procurar nas livrarias: não estão à venda – é só para sócios.

Nenhum comentário: