sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A matéria do Jornal do Sol sobre a festa do réveillon em Santo André


Essa é a matéria que o jornalista Ray Rangel escreveu para o jornal onde trabalha e gentilmente quis compartilhar com o blog.
Obrigada pela lembrança, Ray
---------
"RAVE EM ST. ANDRÉ CAUSA POLÊMICA!!!
Gostaria de ter mais dados para poder falar sobre o assunto, como preciso entregar essa matéria até amanhã, e quero que o assunto venha à baila, me basearei nos emails enviados a mim por pessoas que devo considerar da maior relevância quando se fala de querer o melhor para esse abençoado povoado.
Bom, a história começou como sendo uma festa rave que deverá acontecer no final do ano na Fazenda Amendoeira, conhecida também como praia das tartarugas, por ser local de desova das mesmas, por um DJ de São Paulo.
Quando se fala nesse tipo de festa as pessoas que conhecem sabem bem o que significa, daí a preocupação da parte que se coloca contrária ao evento. As argumentações são fortes e verdadeiras e quem desfruta da bucólica tranqüilidade de Santo André tem razões de sobra para esse posicionamento. Mesmo tendo minha opinião formada me ausentarei temporariamente para que possa daqui pra frente me inteirar com mais certeza do acontecimento e não cometer injustiça, mesmo porque não sou morador do povoado, apesar de achá-lo “O Paraíso” e sempre defendê-lo quando posso e há necessidade.
Mas vamos lá, como ia dizendo, gostaria de citar alguns nomes do lado que defende a não realização da tal festa que apresentam seus questionamentos com muita seriedade, preocupação e argumentos quase que inquestionáveis, li vários e é isso que acho. Por outro lado, também li os que defendem a realização, pois o responsável pelo evento, o DJ DUTY, que através de email, esclarece que não é uma rave, que é uma festa de reveillon, que as pessoas convidadas são de poder aquisitivo classe A, que não tem nada haver com drogas e badernas, enfim mostrando que o demônio não é tão feio como pintaram. As pessoas favoráveis ao evento, também com argumentos no mínimo plausíveis, ou seja, a parte financeira tanto para o nativo como para os que alugam suas casas, pousadas e dependem do comércio local, principalmente nas temporadas de verão, e isso tem um peso relevante na vida das pessoas que trabalham duro para sua subsistência, como também aqueles que já não dependem tanto dessa parte, mas amam a tranqüilidade, respeitam e querem a todo custo preservar o que de mais belo existe em Santo André que é a natureza, a tranqüilidade, mas que ao mesmo tempo pensam num desenvolvimento sustentável, numa divulgação positiva em termos de um turismo ecologicamente correto para que o nativo e os menos favorecidos, nativos ou não, tenham uma perspectiva melhor quanto a sua qualidade de vida o que considero justíssimo. Portanto a polêmica está instaurada na bela Santo André, como acho que as pessoas serão capazes de conduzir essa discussão em um nível mais do que satisfatório, por serem privilegiadas como moradoras ou eventuais visitantes apaixonados por esse paraíso, tenho a certeza de que chegarão a um denominador comum, claro no que diz respeito ao melhor para o povoado. Digo isso porque sei e conheço a maioria das pessoas envolvidas na polêmica e posso afirmar que mesmo discordando ou concordando com a realização desse evento, uma coisa é certa, o amor por Santo André falará mais alto, e dessa maneira as coisas irão fluir para um final feliz onde todos sairão ganhando com certeza.
Como disse no início, deixo minha opinião para uma próxima edição para, torno a dizer, não cometer injustiça nem contra, nem a favor, muito pelo contrário, Santo André em primeiro lugar. Que o bom senso prevaleça sempre. Certo?
Ray Rangel"

Nenhum comentário: