quarta-feira, 24 de junho de 2009

Carteira de identidade





O desabafo do jornalista baiano e o aniversário do Seu Capador ontem me fizeram pensar novamente sobre identidade e sentimento de pertencer. O tema é velho, mas está mais na moda do que nunca. Convivo com uma antiga inquietude que se acentuou com a saída de Brasília há três anos e o exercício de adaptação às novas cidades onde agora respiro: o minúsculo povoado de Santo André e a megalópolis paulistana. Tenho o pressentimento que não estou sozinha nesse desconforto, sinto que é algo generalizado, uma pandemia, como a gripe ou a violência.
Não existe agora lugar que possa chamar de meu; parece que há um estranhamento me esperando em cada esquina da vida. Mas como pequenos milagres existem e são até cotidianos, encontros ocorrem onde quer que eu ponha os pés.

Como pensar nos meus filhos, genro, netos, irmãos: o vínculo do sangue.
Como no convívio com meu companheiro – a estrada mais aberta e ensolarada, de tanta sombra que fomos afastando com o passar dos anos.
Como no almoço com os amigos, ontem, no Guaiú: a construção de uma nova rede social: obra em progresso.
Como o som da campainha e a visão no portão do grupo de adolescentes aprendizes de rádioweb, de jornalista, de filmar e gravar. Hoje à noite, antes da exibição do filme regular do Cine Cajueiro, o palco – que é a rua – e a tela amarrada na cerca serão deles.
E como no aniversário do Seu Capador que ontem fez 87 anos, dançou boi duro e forró, cantou música do folclore e desfilou sua espantosa energia entre nós. É a segunda vez que vejo o povoado parar para comemorar o aniversário de uma pessoa velha (o outro foi o da italiana Dudu). Na rua, as bandeirinhas, as palhas dos coqueiros, a música, a comida e a dança.
Me deu vontade de colocar minha carteira de identidade pregada na roupa, como um crachá.

2 comentários:

nerina amato disse...

Bem querida, se for um consolo,
me sinto como voce!...
Mas acho que faz parte das almas inquietas e desejosas de conhecer.
Voce filmou o anicversario do Capador?
Adoraria ter participado.
Beijos.
Nerina

olimpia disse...

Nerina, que bom lhe ouvir!
Aguarde: a cobertura completa do aniversário do Seu Capador vai sair no Jornal do Sol.
Já mandei o material para um amigo jornalista, com as fotos de Cláudia Schembri.
beijos baianos!