sábado, 13 de junho de 2009

"Meu rosto é uma máscara que não consigo remover"

Filha de um rico empresário austríaco, Hedy Lamarr chegou no pico da popularidade na década de 40, quando já tinha feito o polêmico filme tcheco "Êxtase" onde protagonizou a primeira nudez cinematográfica. As cenas mostram a corrida dela por entre o arvoredo, o mergulho na água e a simulação do ato sexual com minúcias de closeups para o orgasmo. Durava 10 minutos longos demaispara a moral americana da época.
Como toda nudez é castigada, a fita foi banida de muitos países; saiu do circuito e as cópias foram destruídas ou readquiridas pelo marido, um industrial do ramo bélico, ao custo de centenas de milhares de dólares.
Hedwig Eva Maria Kiesler tornou-se Hedy Lamarr após fugir do primeiro marido e da Europa para ser diva em Hollywood. Estrelou 25 filmes ao lado de astros como Clark Gable, James Stewart, Spencer Tracy e Judy Garland. Teve poucos filhos: apenas 3 para 6 casamentos.
O tipo de persona que ela encarnava -- a mulher de cabelos negros e sensualidade à flor da pele -- exerceu uma influência significativa no cinema e na cultura popular. E duradoura: no final dos anos 90 ela ganhou uma batalha judicial após acionar os produtores do software Corel Draw 8 por terem colocado uma imagem dela quando jovem na capa do produto.
Não era apenas bela: conseguiu criar e patentear uma invenção sua no campo de telecomunicações que foi utilizada pelo governo americano na segunda guerra mundial e serviu de base para o que é atualmente a telefonia celular.



Edilamar - o nome do barco.

Nenhum comentário: