terça-feira, 16 de junho de 2009

Figuras de Santo André da Bahia

recebi do IASA
-------
"Já estamos acostumados a ver o Léo tirar do forno seus deliciosos pães integrais, mas hoje uma novidade, um livro!
Quentinho, saído do forno! Nosso versátil yogin, padeiro e agora escritor, surpreende, não somente pelo ato de
escrever, mas pelo tema: o “curandeiro” João Capador, que reside há mais de 30 anos em Santo André e receita para quem o procura, plantas medicinais. E foi assim que esta idéia surgiu: após se consultar com seu João, Léo se sentiu tremendamente curado e decidiu escrever sobre ele e para ele, foi assim, uma forma de retribuir. Este livreto são apenas algumas pinceladas sobre seu João e suas curas, através do depoimento de alguns moradores. Ao final, um catálogo com algumas ervas medicinais utilizadas por ele, nome científico e suas propriedades curadoras.
Um estímulo para os escritores de plantão pegarem o gancho e se aprofundarem em uma real obra literária, mas valeu a homenagem e muito! Seu João e família estão muito felizes com o registro! Principalmente Dona Nenzinha, casada há 40 anos com Capador, sua eterna namorada, o livreto foi um excelente presente para este 12 de junho e também para comemorar no dia 23 de junho, os 87 anos deste jovem pajé (o segredo da juventude deve estar nas plantas!)
Também para comemorar a data, o nosso professor da lutheria Marcelo Bottini e o nosso monitor de capoeira Pingüim, farão uma apresentação de maculelê e percussão na porta da Merceria Bom Jesus da Lapa. Também está sendo organizada uma apresentação de boi duro, puxado pelo seu João Capador. Laide, uma das artesãs e que está no livro dando seu depoimento, promete fazer a cabeça do boi duro."

Nenhum comentário: