terça-feira, 9 de junho de 2009

Sophie Calle



Quando julho chegar Cláudio, Caio e eu estaremos em Paraty para viver 5 dias em torno de livros e escritores: vamos para a FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty. Desde abril garantimos um quarto e banheiro coletivo para a família, numa daquelas pousadas que tem aos montes por lá mas que agora estão incrivelmente caras (e cheias) por causa deste evento que não cessa de atrair leitores dos quatro cantos do País.

Na programação há 34 autores, e não apenas de ficção. Vem Richard Dawkins, um dos darwinistas mais influentes do mundo, (escreveu “O gene egoísta e Deus, um delírio”) vem Alex Ross, o crítico de música erudita da prestigiada revista New Yorker, conhecido pelo esforço de atrair novos ouvintes para a música clássica. Ross escreveu “O resto é ruído”, listado pelo jornal New York Times como um dos 10 melhores livros de 2007 e que está vendendo horrores no Brasil.
Outra presença interessante é a da artista plástica francesa Sophie Calle. Ela transformou uma experiência amorosa decepcionante em matéria de arte. A estória lembra o verso de Fernando Pessoa “todas as cartas de amor são ridículas” (ou será que é ridículo não escrever cartas de amor?) . É que o namorado da Sophie não querendo mais se relacionar com ela, foi-se. Só que faltou coragem para o rapaz dizer isso em pessoa: mandou um email para a mulher, terminando a relação e, na maior cara de pau acrescentou, no final, a recomendação “te cuida” (prenez soin de vous, em francês). Vide foto.

O que ela fez? Uma exposição.

Gravou em vídeo mais de cem pessoas lendo e comentando o email "pé na bunda". Entre os participantes estão sua própria mãe, as atrizes Jeanne Moreau e Victoria Abril, a compositora Laurie Anderson e vários especialistas – uma lingüista, uma taróloga, um advogado – Sophie pediu a todos para analisarem o texto pelo prisma de cada especialidade. Juntou todo este material e fez a instalação, um dos trabalhos mais comentados da Bienal de Veneza em 2007. No Brasil, esta obra estará em exposição em São Paulo (julho) e em setembro no MAM de Salvador.

Sophie Calle e o ex-namorado vão debater sobre o trabalho “te cuida” durante a FLIP.

Aberto ao público em geral.

Nenhum comentário: