domingo, 25 de abril de 2010

como construir um veleirinho

Um barquinho está sendo construído aqui em Santo André, bem ali ao lado da igrejinha católica e a história dele vale a pena ser contada. Tudo começou com o Radoslaw, um velejador polonês que imaginou e desenhou detalhadamente um modelo de barco pequeno (Pram 2.6) que é bem legal para ensinar crianças e adolescentes a velejar. Em algum lugar do passado o projeto foi comprado por um velejador brasileiro do Sul do Brasil, o Fabiano Jacob, esse homem que aparece aí na foto mostrando o barco já pronto com as duas crianças. Em determinado momento, e por cortesia do Fabiano, o projeto veio parar nas mãos de Ronaldo Coelho, conhecido aqui em Santo André pela "caipirinha da Laurinda " e pelas ações de caráter comunitário e filantrópico que promove durante a temporada da Regata Costa Leste (a próxima será em agosto). Ronaldo teve a idéia de formar uma escolinha de velejadores-mirins em Santo André -- note-se que a Vila foi brindada com uma natureza apropriada para os esportes de vela, pois temos uma enorme enseada formada no encontro do rio João de Tiba com o mar, área protegida pelos arrecifes, uma bela zona abrigada. Isto coincidiu com uma idéia antiga do Cláudio e, num encontro que tivemos em São Paulo, os dois resolveram bancar a contrução do primeiro barco. Pretendem, mais tarde, quando o protótipo estiver pronto, sair à procura de padrinhos e madrinhas para o financiamento dos outros barcos, quem sabe uma meia dúzia.Ronaldo e Cláudio, discutem detalhes do projeto numa segunda reunião, em Maceió, na semana passada
De volta aqui em Santo André, Cláudio conversou com o pessoal da AMASA e conseguiu a adesão da entidade. A idéia é que uma vez formada a escolinha, sua administração passe a ser incumbência da AMASA. Quem tem contribuído demais com trabalho voluntário é o marceneiro Otton, os dois passam horas e horas trabalhando juntos. Diversas pessoas demonstram apoio, dão sugestões, passam para ver o andamento do trabalho... Mas voltando um pouco à história do projeto: tudo está sendo feito cuidadosamente, inclusive foi solicitada a autorização para a utilização do projeto ao velejador polonês que mandou uma mensagem muito simpática, concordando.O mastro do primeiro barco foi doado por um morador, o Juraci. É de pindaíba, uma madeira utilizada na construção civil, também conhecida por benjoeiro. Tem 5,80m, será preciso diminuí-lo para os 4,50 m que o projeto pede. Olha ele aí, encostado na sebe de nosso jardim

os irmãos Samuel e Emanuel apareceram para observar a construção do veleirinho e já demonstraram interesse em aprender a velejar

2 comentários:

Anônimo disse...

Bons ventos sopram ai em Santo André, e o futuro será BRILHANTE para estes veleiros mirins, fiquei bastante emocionado quando lá na Praia do Mutá, onde tenho a garagem náutica da FLOTILHAMUTA,avistei os opitmist na Escola Oceano ( Héloisa ),conheci o Othon, que me relatou sobre o projeto e do apoio que os participantes da regato Costa Leste estão dando, soube que agora o Carlindo homem de fino conhecimento do mundo da vela, vai ser o orientador dos cursos, tive com o Toni que ficou de me mandar foto para eu colocar no www.flotilhamuta.blogspot.com, parabens Carlindo pela acertada posição,parabéns a todos que contribuem com a prática da vela, meu nome é Marcos Rodrigues de Oliveira,instrutor de monocasco ( LASER ),já me coloquei a disposição para o Othom se for possível e preciso a minha colaboração, certo que bons ventos vão soprar mais fortes por estas bandas dai, parabens a todos.
Te. 73 99913040 - 32813670
marcos-rodri@bol.com.br
frotilhamuta@hotmail.com
frotilhamuta@hotmail.com
Mande-nos matérias e fotos para divulgação, grande abraço a vc Othom.

Anônimo disse...

Olá, parabéns ao pessoal de Santo André BA, e ao Ronaldo pela iniciativa e incentivo na iniciação dos jovens e crianças de Santo André na vela.
Agora me apresentando, eu sou o cara da foto com meus dois filhos, o maior Vitor e o menor o Guilherme.
Fiz esse veleiro há uns anos atrás, com a intenção de lançar um projeto ai no sul da Bahia, em Caravelas, mas não rolou, por não conseguir resolver a equação tempo x dinheiro. Mas fiquei muitíssimo contente quando o Ronaldo me procurou e pediu as plantas do barco pois alguém da Bahia iria fazer justamente algo que eu um dia havia sonhado em fazer. Apenas uma correção ao texto do blog, a planta do projeto foi baixada da internet, através do site do projetista gratuitamente.
Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento e parabenizá-los por esse lindo projeto de vocês.