segunda-feira, 1 de março de 2010

a balsa pra Porto Seguro

O primeiro indício veio na balsa das nove horas da manhã, de Cabrália para cá. Eu estava sentada no meio-fio da calçada tomando água-de-coco e aguardando a vez de embarcar quando vi as duas viaturas negras de vidros escuros passarem, cheinhas de policiais. Polícia Federal. Nas cidades maiores é uma visão comum. Aqui é raro, todo mundo ficou olhando e se perguntando para onde iam: Santo André? Belmonte? Guaiú? E porque estariam do lado de cá do rio? Mais tarde, já em Porto Seguro vi um rapaz sem dois dentes (logo na frente, coitado) passar apressado pela marquise da loja de material elétrico e comentar (muito excitado) vocês viram a beleza de mulher que foi presa? Claaaro que corremos todos para a esquina ver a prisão da moça. Tarde demais, a polícia civil já tinha levado. Muitos afazeres depois, entrei na banca de revistas, a jornaleira estava falando ao celular. Quando desligou, foi logo comentando "A prisão do Edésio foi decretada". Uma senhora ao meu lado começou a chorar, era uma professora emocionada. Perguntei quem era, explicaram-me que essas pessoas foram as mandantes do crime que matou dois professores no ano passado (eles, os assassinados, haviam descoberto um tipo de corrupção com o dinheiro da educação, denunciaram... e morreram por isto).
Procurei na internet e achei estas duas notícias online, a primeira no jornal TopaTudo e a outra no Bahia Dia a Dia.
------------------
"PORTO SEGURO – O clima está muito tenso em Porto Seguro, nesta segunda-feira, 1º, quando a Polícia Civil saiu, desde as primeiras horas, em busca de cumprir seis mandados de prisão na cidade, expedidos desde do dia 9 de fevereiro pelo juiz da Vara Crime da cidade, Roberto de Freitas Júnior, a pedido do Ministério Público estadual. Não há informações oficiais sobre se foram feitas prisões, mas circula na cidade que o secretário Edésio estaria foragido.Tiveram prisões decretadas: Edésio Lima Dantas, os soldados da Polícia Militar Sandoval Barbosa dos Santos, Geraldo Silva de Almeida, Joilson Rodrigues Barbosa e mais Antônio Andrade dos Santos Júnior e Danilo Costa Leite. "
"PORTO SEGURO - As prisões preventivas decretadas, no dia 9 de fevereiro, pelo juiz Roberto Costa de Freitas Júnior contra o secretário de Comunicação e Governo de Porto Seguro, Edésio Lima Dantas, e os soldados da Polícia Militar Sandoval Barbosa dos Santos, Geraldo Silva de Almeida e Joilson Rodrigues Barbosa, acusados pelo atentado que matou os sindicalistas Álvaro Henrique e Elisney Pereira, ainda não foram cumpridas. De acordo com o A Tarde, o promotor de justiça Dioneles Leone Santana estaria irritado com demora para que os suspeitos sejam detidos. “A cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado sabe que o juiz decretou as prisões e está demorando a prender os acusados”, lamentou. Na tarde desta segunda, professores, estudantes, dirigentes da APLB, e muita gente da comunidade promoveram um protesto na BR – 367, em frente à Delegacia de Polícia de Porto Seguro, para exigir das autoridades a prisão imediata dos suspeitos. Até o fechamento desta matéria a rodovia permanecia interditada pelos manifestantes."
------------
(mas acho que a vinda da polícia federal para a banda de cá do rio João de Tiba não está ligada com os crimes de Porto Seguro)

2 comentários:

Anônimo disse...

Meus amigos, estou inconsolavel. O que dói em mim e saber que o larápio do Ubaldino junto com o outro safado do Udorico Pinto, tinham razão quando diziam que o Abade e o Edesio eram os mandantes do crime dos professores. Como pode isto acontecer Abade, evangélico, fala mansa, atencioso, educado, e tão safado. Não da para acreditar em politico.

To de olho na cidade

Anônimo disse...

E SANTA CRUZ CABRALIA, DONA LEIA NÃO VAI VER O QUE ESTÃO FAZENDO NA ÁREA DE HERDEIROS DE DONA RITA? PREFEITURA AUTORIZOU UM LOTEAMENTO SEM O MENOR CUIDADO DE OBSERVAR AS CONDIÇÕES DO LOCAL, É ÁREA DE PRESERVAÇÃO RIGOROSA. SABEMOS TAMBÉM QUE O NUMERO DE DIVISÕES ULTRAPASSA O PERMITIDO POR LEI. E ONDE ESTÃO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO? A ÁREA DE EQUIPAMENTOS? SANEAMENTO, E INFRAESTRUTURA? ESTA CERTO QUE EM CABRALIA PARA ALGUNS TUDO PODE. MAS EXISTE UMA LEI FEDERAL A SER OBSERVADA. OCUPAÇÃO DO SOLO.
OUTRA COISA QUE DEVE SER OBSERVADO E QUE ESTA ÁREA E RURAL, PORTANTO A PREFEITURA NÃO PODE AUTORIZAR NADA E SE O FIZER E ILEGAL.JA ABRIRAM RUA , DERRUBARAM ARVORES E ESTÃO DESMATANDO A ENCOSTA. CUIDADO DONA LEIA. VAMOS FICAR DE OLHO NA SENHORA. CADE O TONI QUE SE METE EM TUDO, A FUMAÇA DO BASEADO NÃO ESTA PERMITINDO ENXERGAR?

To de olho na cidade