terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Virgin, a Webjet e a CVC

Tempos atrás, encontrei uma longa entrevista do dono da CVC, concedida ao repórter Edilson Coelho (em 4.6.08), no site http://www.investnews.com.br/, da qual retirei o excerto abaixo:

"Já que não será mais em setembro, o IPO ficou para 2009?
Guilherme Paulus - Em 2009 seria o melhor momento. Claro que com a abertura de capital você vai fazer planos fantásticos de expansão para a empresa. Por exemplo, um dos planos que a gente tem é fortalecer a WebJet, companhia aérea do grupo. Evidentemente não iríamos para 50, 60 aviões, mas pelo menos chegaremos em 15, 20 aeronaves. Hoje temos seis aviões.

GZM - A CVC deve usar mais de seis aviões em suas operações?
Guilherme Paulus - Muito mais. Nossa grande parceira hoje é a Tam, responsável por praticamente 85% do movimento da CVC e 100% dos vôos charters. Nós compramos a WebJet no primeiro bimestre de 2007 e tivemos de passar pela apreciação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Isso só se concretizou em outubro, olha quanto tempo levou.”
----------------------------------------------------------
Hoje, enquanto aguardava a vez de ser atendida pelo oculista, li a seguinte nota na coluna "Radar", da revista VEJA, de 12.11.08:
“Nos ares "
"A Virgin Airlines está negociando a compra de um pedaço da minúscula WebJet. Na semana passada, aconteceram várias reuniões entre os britânicos e a WebJet controlada pela CVC e dona de 3% do mercado brasileiro de aviação. Pela legislação brasileira, o controle de uma empresa aérea tem de ser nacional. A Virgin topa, claro, mas quer compartilhar a gestão. A CVC oficialmente nega a transação. Diz que o interesse dos ingleses é apenas fazer vôos turísticos para o Brasil. Se o negócio for fechado, o céu brasileiro será outro em 2009: na quinta-feira passada a Azul recebeu a autorização oficial da ANAC para decolar.”

Nenhum comentário: