domingo, 30 de novembro de 2008

Hoje é o dia de Santo André


A data foi escolhida por uma razão trágica: 30 de novembro foi o dia da crucificação de André.
O martírio foi feito com cordas e com o santo de cabeça para baixo, no ano 60 D. C., em Patras, onde hoje é a Grécia – àquela época uma província romana, a Acaia. A cruz que lhe destinaram tinha a forma de X, e ficou conhecida como a cruz de SantoAndré.
Suas relíquias teriam sido trasladadas de Patras para Constantinopla e daí, segundo a lenda, para a cidade escocesa de Saint Andrews. Por isto, Santo André é o patrono nacional da Escócia, país que tem na bandeira o desenho da cruz em X.

Santo André, um dos doze apóstolos de Jesus, nasceu em Bethsaida, nas margens do Mar da Galiléia. Sendo judeu, certamente seu nome não seria André, mas talvez um correlato em hebraico ou aramaico. De acordo com o Evangelho de São João, André foi um dos primeiros seguidores de Jesus, juntamente com Pedro, de quem era irmão.

André pregou na região do rio Volga e acabou se tornando patrono da Romênia e da Rússia, também. É festejado tanto pela Igreja Católica como pelas Igrejas Orientais.
-----------------
fonte: Wikipédia e textos católicos.
Aqui no povoado ocorreram os festejos tradicionais na igrejinha. Estava prevista uma procissão, mas com as chuvas, não sei se aconteceu.

Nenhum comentário: