sábado, 29 de maio de 2010

o relato de Guiomar

O redefurada continua dando a volta ao mundo pela Friends Railways. A parada do trem, desta vez, é em Ouagadougou, capital de Burkina Fasso, África, para assistir ao FESPACO, maior festival de cinema da África que acontece em todos os anos ímpares, naquela cidade. A própria Guiomar -- uma mulher que tem uma casa lindinha em Santo André e um emprego de juíza em São Paulo -- relata sua experiência:
"No aeroporto, depois de muita negociação, conseguimos um táxi. A mala, que carregava um certo dinheiro para a construção de um poço, seguia amarrada com cordas ao porta malas.
Caos, pó e centenas de mobiletes.
Como um lugar tão pobre pode sediar um festival de cinema? Quem assistiria aos filmes?
Pois nada menos que um estádio de futebol lotado, onde os filmes eram projetados ao ar livre.
Parte da platéia:
Terminado o Festival, eu e meus dois companheiros de viagem resolvemos ir a Gorom-Gorom, aldeia ao norte de Burkina Fasso onde periodicamente as tribos nômades da região se reencontram para colocar as novidades em dia e trocar mercadorias. Essa é uma das casas de Gorom-Gorom, pintada com pigmentos naturais."
Guiomar conta que sua passagem por esta aldeia lhe trouxe o sentimento concreto de fazer parte da humanidade. E que esta foi sua primeira viagem ao exterior. Achei legal e diferente, porque quase todo mundo que conheço quando resolveu sair do Brasil pela primeira vez para ver outras culturas optou pelo "primeiro mundo".

Nenhum comentário: